segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Destinos? Turísticos!

-----
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2761045.xml&template=3898.dwt&edition=13801&section=1007

Zero Hora, Porto Alegre, 28 de dezembro de 2009, N.º 16199


NA CONTA DA CÂMARA
Deputados viajam para destinos turísticos
Notas indicam gastos em pousadas e resorts para deputados e acompanhantes, com verba pública


Pouco mais de oito meses depois do escândalo conhecido como a “farra das passagens”, documentos sigilosos revelam que recursos públicos bancaram despesas de viagem de deputados e acompanhantes a pontos turísticos em finais de semana, feriados e períodos em que o Congresso esteve vazio.

Os gastos constam de documentação entregue pela Câmara ao jornal Folha de S.Paulo por determinação do Supremo Tribunal Federal. Trata-se de uma relação de 70 mil notas fiscais apresentadas pelos congressistas para obter reembolso da verba indenizatória, destinada exclusivamente à atividade legislativa.

s dados se referem ao período entre setembro e outubro de 2008, período cujos recibos estão trancafiados em uma sala do Congresso. Lá há notas fiscais de resorts, hotéis-fazenda, pousadas à beira-mar e restaurantes sofisticados visitados por deputados em Estados diferentes daqueles que eles representam.

Anteriormente, reportagens mostravam suspeitas de irregularidades em que deputados apresentaram notas de empresas de fachada ou fantasmas, uso da verba em campanhas eleitorais, gastos em empresas próprias e despesas com festas de fim de ano.

Com base em reportagens veiculadas pela imprensa, a Corregedoria da Câmara abriu investigação preliminar, mas não decidiu quais casos seguirão para o Conselho de Ética e quais serão arquivados.

Entre os novos casos está o do gaúcho Enio Bacci (PDT), que, acompanhado, passou o fim de semana do feriado de 12 de outubro na pousada à beira-mar Vila do Farol, em Bombinhas, próximo a Florianópolis. Por duas diárias, pagou R$ 830.

Bacci disse que, como ex-secretário de Segurança Pública do Estado e membro titular da Comissão de Segurança na Câmara, visitou Florianópolis em diversas oportunidades para conhecer o sistema prisional, em especial, o emprego de contêineres como modelo emergencial para abrigar presos. O deputado se justificou:

– Se eu recebesse dinheiro de corrupção, não precisaria de diária para hotel.

No mesmo fim de semana em que Bacci esteve em Bombinhas, Edinho Bez (PMDB-SC) visitou as cidades históricas de Pirenópolis e Goiás Velho, em Goiás, acompanhado da mulher. A hospedagem do casal foi paga pela Câmara.

Deputado se nega a explicar hospedagem em feriado

O deputado disse que o destino de sua viagem foi na verdade a cidade de Nova Veneza (GO), que, segundo ele, é co-irmã do município com o mesmo nome em Santa Catarina. Indagado sobre Goiás Velho, onde também há registro de despesa com hospedagem, ele afirmou que visitou a cidade no caminho de volta para Brasília. Por fim, admitiu ao menos uma visita turística:

– Eu fui visitar a casa de Cora Coralina porque sou fã.

Outro gaúcho, Paulo Roberto (PTB), que no Natal de 2008 também teria usado dinheiro da Câmara para custear dois pacotes em uma pousada da turística Pirenópolis (GO), também recorreu à verba para obter reembolso de R$ 1,3 mil por hospedagem no hotel-fazenda Retiro das Pedras (arredores de Brasília), no feriado de 15 de novembro.

O deputado afirmou a ZH ter feito as viagens, mas se nega explicar os motivos:

– Existe um setor na Câmara responsável por fazer a auditoria nas notas fiscais e avaliar se são inerentes ao exercício do mandato ou não. Se você quiser saber sobre as viagens, liga para a Câmara. Há funcionários lá para isso.
-----
Comento:

Nenhum comentário: