terça-feira, 17 de novembro de 2009

Adroaldo Streck: "Eu Cantei a Pedra"

-----
Fonte: http://www.blogdostreck.com.br/ - Porto Alegre, terça-feira, 17.11.2009


Eu Cantei a Pedra

POLÍTICA

Eu Cantei a Pedra

Mendes Ribeiro, uma das figuras ímpares do jornalismo, quando antecipava alguma coisa, na confirmação do fato, exclamava: “eu cantei a pedra”.

Pois este colunista, faz algum tempo escreveu nesta página que a ministra Dilma Rousseff não seria a candidata do PT a Presidência da República, por quinhentas razões, uma delas demonstrada quando respondeu sobre o apagão provocado pelo linhão de Itaipu.

Quem Substituirá Dilma?

Este é o X da questão. O PT, rigorosamente não tem um nome que possa entrar a esta altura do campeonato fazendo gol de placa. As obras do PAC que seriam o cavalo de batalha da Ministra Dilma, empacaram. Não há mais tempo físico e tampouco dinheiro para honrar a metade do que foi programado.

É este o drama que vivem os donos do poder. Depois de tanta luta petista para conquistar a Presidência da República, entregar tudo de mão beijada ao PSDB? Esta hipótese não existe de acordo com o grupo que comanda o país.

Tem que existir uma saída que já está sendo elaborada sem muita paciência porque o tempo agora é curto.

Prorrogação de Mandatos

É neste ponto que tudo tomará corpo para impedir que o PT seja retirado do Poder em outubro do ano que vem: prorrogação por dois anos dos mandatos do Presidente da República, senadores, deputados federais e estaduais e governadores.

Justificativa? A coincidência de mandatos e uma eleição única para “economizar dinheiro com pleitos eleitorais”.

É uma coisa meio grosseira, mas não vejo outro caminho para conjurar o perigo do PT quebrar a cara em outubro do ano que vem.

Mosca No Mel

A idéia da prorrogação de mandatos é um prato feito que terá a aprovação unânime de todos, inclusive do Presidente Lula que já disse muitas vezes que não quer terceiro mandato. Mas uma prorrogaçãozinha é outro assunto.

Não vai faltar quem diga: gente, é hora de trabalhar. Chega de tanta eleição. Outros dirão: para que tirar Lula se o povão está gostando dele?

Antes do Natal

A não ser que eu esteja redondamente enganado, antes do Natal teremos movimentação intensa tentando salvar o governo Lula das dificuldades recentes e crescentes.

Nada que uma liberação em massa de emendas parlamentares ao Orçamento da União não possa resolver. E não esqueçamos, gente, nós estamos no Brasil-sil-sil.
-----
comento: Em 29.9.2009 o jornalista Adroaldo Streck publicou no seu blog o texto "Se non è vero", que vale a pena ser revisitado por todos que pretendam entender, minimamente, a atualidade republicana no Brasil.

Uma chance de tomar consciência de como a prática republicana continua com o mesmo "dna golpista" de 1889, ainda que travestida de ideologias exóticas à cultura brasileira e descomprometidas com o País.

Remédio, antídoto, solução: a instauração de uma monarquia contemporânea, arejada, culta e cultivada, no contexto do Estado Democrático de Direito, prosseguidora, após um lamentável interregno centenário, do Império do Brasil.

Nenhum comentário: